sábado, 28 de julho de 2012

A sucessão...

Foi com algum espanto, confesso, que tomei conhecimento, há dias, da nomeação do Sensei Tetsuji Nakamura para sucessor do Sensei Morio Higaonna como instrutor chefe mundial da IOGKF. Esta decisão foi comunicada em reunião de instrutores no World Budosai em Okinawa.
Tive o prazer de privar  com o Sensei Nakamura em Okinawa em 2004, e foi fácil perceber que a organização do World Budosai assentava quase integralmente nas suas costas. Pessoa de grande dinâmica e conhecimento, o Sensei Nakamura era, claramente, o "braço direito" do Sensei Higaonna.
Era a sucessão mais justa e natural, a meu ver. O meu espanto reside na "aceitação" por parte de alguns instrutores chefes de alguns países. Neste momento, pelo simples facto do Sensei Higaonna se encontrar ainda vivo, acredito ser pacífica e sem grandes sobressaltos, esta nomeação. No entanto, conhecendo alguns dos senhores que orbitam as cúpulas da IOGKF, não acredito neste "pacifimismo", logo que o Sensei Higaonna se retire do mundo dos vivos. Basta ler as mensagens de felicitações a Nakamura... algumas calorosas e entusiasmadas, outras frias e protocolares. 
Num "mundo" onde 7.os e 8.os Dan´s exibem credenciais e assumem lideranças, a nomeação de um 6º Dan para Instrutor-chefe mundial não deve ser "sapo de boa digestão".
A IOGKF é uma instituição de prestígio, inegável, com representação estável e sólida no Goju-Ryu mundial, mas com uma dimensão onde se denotam algumas "guerras de poder" (aliás comuns a todas as organizações mas com uma dimensão diferente), e sempre se perceberam "grupos" de influência que, por trás da organização em si, ditavam os destinos desta. Percebi mais este estado de coisas no ultimo estágio europeu em que participei (La Manga - Espanha), onde as organizações dentro da organização eram evidentes. Não é "pecado" nenhum desde que se aceite a situação e se consiga conviver  com ela.
A sucessão de Higaonna é assim entregue por este, a um oriental (também para não "contaminar" as raízes), claramente, a meu ver, numa ânsia de manter a "política" o mais afastada possível da essência da arte. 
A IOGKF é uma grande organização. Tem deixado a sua marca profunda no panorama do karate mundial sendo uma referência no Goju-Ryu. O seu grande crescimento e poder "obrigou" à criação de grupos de instrutores que procuravam (e procuram), no meu entendimento, um lugar de destaque onde as suas influências sejam impostas. Não acredito que esta nomeação de Nakamura seja do agrado destes grupos. Ela vai ser aceite (aliás já teve de ser) porque Higaonna ainda decide... logo que este estado se altere, não acredito que a "solidez" da IOGKF se mantenha. Será que estou errado? 

2 comentários:

  1. Devo confessar que também fiquei surpreendido com esta nomeação. Eu que tratava o Iguanna por tu, acabei por ser preterido em favor dum puto. Nem os meus cabelos brancos me valeram...
    Só por isto, vou deixar de pagar a quotização para a IOGKF.
    abraço,

    ResponderEliminar
  2. Caro Zé, penso que não estás errado! A IOGKF cresceu demasiado rapidamente e o Sensei Morio Higaonna, teve de adaptar a mesma a esse crescimento quase logo desde o início - lembro-me do afastamento do Sensei Teruo Chinen e dos motivos alegados, lembro-me da publicação de uma brochura salvo erro do Estágio Europeu de Glasgow onde nem se falava daquele que o Sensei Higaonna diz ter sido o seu Mestre... Lembro-me da 1ª visita à Europa do Sensei Miyazato (1992) e da saída do Sensei Onaga da IOGKF... depois o Sensei Rousseau...
    Sabemos que quanto maiores são as organizações mais fácil é elas partirem-se...
    Portanto, esta é uma decisão politicamente correta... organizacionalmente poderá não o ser!!!

    Um abraço - e fica com a certeza de que é bom ler os teus escritos de férias!

    ResponderEliminar