domingo, 25 de dezembro de 2011

A Família está sempre primeiro...

Há alturas na vida em que nos sentamos a pensar naquilo que fizemos ao longo da nossa existência. Os deveres do Homem que deverá cumprir durante a sua vida: Plantar uma árvore, escrever um livro e fazer um filho, para mim, resumiram-se no bisar do terceiro dever. Talvez porque não tenho tempo nem paciência para escrever um livro e nunca fui muito bem sucedido a plantar fosse o que fosse (nem consegui manter um pequeno Bonsai que adquiri há uns tempos e que lutou com bravura, sozinho, para se manter vivo, não tendo sido bem sucedido no final).
Assim, fiquei-me pela parte dos filhos. Tenho dois. Penso que assim, repetindo a façanha, compensei de alguma forma a "falha" nos deveres omissos.
De qualquer modo, sinto que os filhos foram, de facto, uma obra muito bem sucedida. São dois belos "moços" com princípios, lutadores e inteligentes (esta foi a minha herança... junto com a modéstia). 
Sempre os admirei por serem aquilo que qualquer pai desejaria. Foram sempre motivo de orgulho e nunca nos deram preocupações para além daquelas que são normais quando se cria um filho. São hoje pessoas bem sucedidas na vida, encaminhadas nas suas escolhas profissionais e muito "chegados" à família. Posso dizer que sou membro de uma família relativamente grande que, à parte aquelas pequenas coisinhas, se mostrou sempre unida. Foi sob o lema "A Familia está sempre primeiro", instituído pelos meus pais que me tenho regido ao longo da minha própria vida. Tenho 3 irmãos dos quais me orgulho também, e que se regeram sempre por este lema. Todos temos "feitios" diferentes mas todos nos harmonizamos. e principalmente... conseguimos transmitir aos nossos filhos que este lema deverá ser sempre presente - A FAMÍLIA ESTÁ SEMPRE PRIMEIRO. 
Não sou cristão nem crente em religião nenhuma. Nunca acreditei em "entidades divinas" de ordem alguma. Não sendo religioso não posso deixar de reconhecer que, a altura do Natal é uma ocasião especial. Não pelo "fundo" religioso da coisa, mas pelo espírito de união entre as famílias que é levado ao seu expoente máximo, nesta altura. O ser humano é dotado de emoções que, em condições especiais, se expandem contagiando os outros. Passei a consoada ontem, junto de família. Esposa, filhos, irmão, cunhada e sobrinhos. É bonito poder ver a harmonia que existe entre os nossos filhos e os seus primos - como se de irmãos se tratasse - e podemos assim reconhecer que a mensagem que recebemos dos nossos pais, foi bem encaminhada. 
A Família está sempre primeiro - não precisamos mais de os lembrar! É uma regra assumida e respeitada. Estou a alguns meses de me tornar avô. Acredito que aquele ou aquela que irá aumentar a nossa família será educado(a) com esta regra como base. Porque tem de ser. Porque é fundamental. 
Avizinham-se tempos difíceis. Todos vamos ter de ser fortes e fazer sacrifícios porque não vai ser fácil. Agora, mais do que nunca, devemos elevar o conceito que nos tem mantido unidos - A Família está sempre primeiro. A Família estará sempre primeiro... aconteça o que acontecer.

sábado, 17 de dezembro de 2011

Os 60 Anos de um grande Clube...


 O Real Sport Clube comemorou ontem os seus 60 anos. A cerimónia desta comemoração teve lugar no Centro Lúdico de Massamá e contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, do (ainda) presidente de Federação Portuguesa de Futebol Gilberto Madaíl e do vice presidente da Câmara municipal de Sintra, entre outros.

Com um auditório cheio, o Centro Lúdico serviu também de palco a uma justa homenagem. O Sr. José Pereira Libório foi homenageado pelo seu trabalho em prol do Real e da comunidade onde este grande Clube se insere. José Libório foi, sem sombra de dúvida, o grande impulsionador do Clube. O Real é o que é devido ao seu incansável presidente. Ganhou prestígio e é hoje um clube admirado pela sua integridade e pelo seu sucesso.
Como responsável pela classe de Karate foi com enorme prazer que me juntei ontem às comemorações acompanhado pelo presidente da Kaizen, João Ramalho, que foi também convidado.
A classe de karate do Real deve muito a José Libório. Nunca se poupou a esforços para apoiar as classe gìmnicas estando sempre atento às suas necessidades. Dono de um grande coração e pessoa afável, José Libório é e será sempre, o Presidente do Real Sport Clube. 
Todos os que usaram da palavra ontem foram unânimes - O Real estará sempre ligado a José Libório e o seu trabalho nunca será esquecido. 
Aproveitando esta efeméride, foram entregues os emblemas de prata e ouro, aos sócios com 25 e 50 anos.
Foi também apresentado o novo site ( http://www.realsportclube.com/) agora mais intuitivo e moderno, com pesquisa mais facilitada e dinâmica, que convido a visitarem.

Aproveitando esta data, gostaria de endereçar aqui à direcção do Real todo o apoio que temos tido tanto na aquisição de material como de ajuda na organização de eventos, tendo mostrado sempre uma abertura que é fundamental para que o nosso trabalho seja mais produtivo.

Parabéns REAL SPORT CLUBE!

domingo, 4 de dezembro de 2011

O poder da mensagem...

Ser administrador de um blog é dispor de uma forma de emitir opiniões e expô-las. Isto tem a vantagem de se partilhar ideias. A internet é um meio fascinante de partilha que tem os seus inconvenientes.
Numa das ultimas postagens do blog "karate-do.pt" do Sensei Armando Inocentes, acusava ela a cobardia dos comentários anónimos de que tinha sido alvo (embora eu tivesse procurado no referido blog esse comentário, não o encontrei). Esta forma de manifestar opiniões onde se esconde a identidade de quem a emite é comparável aqueles que, desagradados com alguém, esperam que ele se ausente para riscar o carro - um acto de cobardia sem efeito prático. Digo sem efeito prático porque alguém que não se identifica não tem moral para ser levado a sério. Não estou a escrever isto em defesa do Sensei Armando por duas razões: A primeira, porque ele já mostrou saber defender-se sem precisar de ajuda e a segunda, porque eu próprio já fui "vítima" de comentários anónimos (porque será que só os comentários desagradáveis são publicados por anónimos?). 
Quando se publica qualquer coisa num blog tem de esperar todo o tipo de reacções - as boas e as más - mas é suposto ser assim mesmo, senão o a discussão terminava, a "polémica" do tópico morria, e instalava-se o tédio. Não é essa a missão do blog. A missão de um blog é comunicar e interagir. Eu considero positivas todas as mensagens deixadas no blog que administro (este mesmo), positivas desde que o seu autor se identifique. Não posso nem quero "brandir armas" com adversários invisíveis ou camuflados porque se assim fosse, ia para Ninja.
Compreendo no entanto, a indignação de quem escreve, e vê comentada de forma jocosa e/ou depreciativa a sua publicação. Não é justo nem sério. 
Quem se esconde tem algo a esconder - diz o povo - e não deve ser levado a sério, ora é para ser levado a sério que, certamente, tal personagem faz o comentário, logo existe aqui uma contradição.
Bem, o que quero dizer é que comentem - dizendo bem ou mal - mas com uma condição: mostrem ter tomates para assumir a polémica que pretendem gerar. "Quem tem telhados de vidro, não deve arremessar pedras" (não sei se é assim o ditado, mas fica a ideia).
Já repararam que os autores dos artigos dos seus blog´s não demonstram medo quando publicam? E já pensaram que são eles que expõem claramente as suas ideias e abrem portas a quem deseje comentar? Não é honesto, isto? Então onde está a honestidade de "responder" escondido atrás das "cortinas"? Vá lá gente... comentem à vontade mas mostrem que os têm no sítio e assumam, como nós, as vossas posições, identificando-se sem medo... vou deixar aqui um provérbio ligeiramente "alterado" para caber nesta conversa: "Dos cobardes não reza a História!"
Abraços "frontais e honestos" para todos...